Expresso de Hogwarts Fórum em reforma

Venha participar desta grande aventura
 
InícioPortalGaleriaRegistrar-seConectar-se
Olá, Sejam todos bem - Vindos! O RPG está passando por uma breve e pequena reforma, em breve está disponível para todos os user's.
Cada um que usar magia no mundo trouxa perderá 30 pontos das suas casas.
Cada um que usar magia no mundo trouxa perderá 30 pontos das suas casas.

Compartilhe
 

  Aprenda a Postar

Ir em baixo 
AutorMensagem
Luan E. Black

Luan E. Black

Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/10/2011

 Aprenda a Postar Empty
MensagemAssunto: Aprenda a Postar    Aprenda a Postar Icon_minitime1Ter Nov 29, 2011 4:25 pm

TIPOLOGIA TEXTUAL
Narração - Descrição - Dissertação


Narração: Desenvolvimento de ações, Tempo e andamento.
Descrição: Retrato através de palavras. Tempo estático.
Dissertação: Desenvolvimento de idéias. Temporais/Atemporais.

TEXTO MODELO


Em um cinema, um fugitivo corre desabaladamente por uma floresta fechada, fazendo ziguezagues. Aqui tropeça em uma raiz e cai, ali se desvia de um espinheiro, lá transpõe um paredão de pedras ciclópicas, em seguida atravessa uma correnteza fortes braçadas, mais adiante pula um regato e agora passa, em carreira vertiginosa, por pequena aldeia, onde pessoas se encontram em atividades rotineiras.

Neste momento, o operador pára as máquinas e tem-se na tela o seguinte quadro: um homem {o fugitivo}, com ambos os pés no ar, as pernas abertas em larguíssima passada como quem corre, um menino com um cachorro nos braços estendidos, o rosto contorcido pelo pranto, como quem oferece o animalzinho a uma senhora de olhar severo que aponta uma flecha para algum ponto fora do enquadramento da tela; um rapaz troncudo puxa, por uma corda, uma égua que se faz acompanhar de um potrinho tão inseguro quanto desajeitado; um pajé velho, acocorado perto uma choça. tira baforadas de um longo e primitivo cachimbo; uma velha gorda e suja dorme em uma já bastante desfiada rede de embira fina, pendurada entre uma árvore seca, de galhos grossos e retorcidos e uma cabana recém-construída, limpa, alta, de palhas de buriti muito bem amarradas...

Narrar é contar uma história. A Narração é uma seqüência de ações que desenrolam na linha do tempo, umas após outras. Toda ação pressupõe a existência personagem ou actante que a pratica em determinado momento e em determinado lugar, por isso temos quatro dos seis componentes fundamentais de que um emissor ou narrador se serve para criar um ato narrativo: Personagem, ação, espaço e tempo em desenvolvimento. Os outros dois componentes da narrativa são: narrador e enredo ou trama.
Descrever é retratar um objeto, um personagem, um ambiente. O ato descritivo difere do narrativo, fundamentalmente, por não se preocupar com a seqüência das ações, com sucessão dos momentos, com o desenrolar do tempo. A descrição encara um ou vários objetos, um ou vários personagens, uma ou várias ações, em um determinado momento, em um mesmo instante e em uma fração da linha cronológica. É a foto de um instante.

A descrição pode ser estática ou dinâmica.
• A descrição estática não envolve ação.
Exemplos: "Uma velha gorda e suja." - " Árvore seca de galhos grossos e retorcidos."

• A descrição dinâmica apresenta um conjunto de ações concomitantes, isto é, um conjunto de ações que acontecem todas ao mesmo tempo, como em uma fotografia. No texto, a partir do momento em que o operador pára as máquinas projetoras, todas as ações que se vêem na tela estão ocorrendo simultaneamente, ou seja, estão compondo uma descrição dinâmica. Descrição porque todas as ações acontecem ao mesmo tempo, dinâmica porque inclui ações.

Dissertar diz respeito ao desenvolvimento de idéias, de juízos, de personagens.
Exemplos: "As circunstâncias extremas determinam rigidamente a natureza dos seres vivos, inclusive o homem..." - "Nem a vontade, nem a razão podem agir independentemente de seu condicionamento passado."

Nesses exemplos, tomados do historiador norte-americano Carltom Hayes, nota-se bem que o emissor não está tentando fazer um retrato {descrição}, também não procura contar uma história {narração}; Sua preocupação se firma em desenvolver um raciocínio, elaborar um pensamento, dissertar.
quase sempre os texto quer literários, que científicos, não se limitam a ser puramente descritivo, narrativos ou dissertativos. Normalmente um texto é um complexo, uma composição, uma redação, onde se misturam aspectos descritivos com momentos narrativos e dissertativos e, para classificá-lo como narração, descrição ou dissertação, procure observar qual o componente predominante.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Aprenda a Postar
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Expresso de Hogwarts Fórum em reforma :: Rpg :: Regras-
Ir para: